Capítulo 4 - Ensinando a tartaruga

Em 1967 Daniel G. Bobrow, Wally Feurzeig, Seymour Papert e Cynthia Solomon apresentaram a linguagem de programação Logo, patrocinados pela Bolt, Beranek and Newman (BBN), uma empresa de pesquisa e desenvolvimento de Cambridge, Massachussetts, nos Estados Unidos. Ao contrário de muitas linguagens de programação que, até o momento, concentravam-se em aspectos numéricos, Logo é uma linguagem textual (o nome Logo vem do grego logos, que significa palavra) que apresenta seus resultados de forma gráfica. Em resumo, você tem um conjunto limitado de comandos que pode passar a uma tartaruga desenhista!

Você conseguiu resolver o desafio proposto ao final deste capítulo, reproduzindo o desenho da figura 4.8 usando o interpretador Logo? Abaixo está uma resposta possível:

repeat 6[fd 5 rt 60]
repeat 6[fd 5 lt 60]
rt 120 repeat 6[fd 5 rt 60]
pu fd 5
pd lt 60 repeat 6[fd 5 rt 60]

Tente copiá-la, linha a linha, neste site e veja o que acontece.

Atenção: O serviço de compartilhamento utilizado para armazenar os arquivos desse livro, o UbuntuOne, foi descontinuado. O novo link para os arquivos referenciados no livro são os seguintes:

raquete.png
bola.png
imagem da máquina virtual
explode.tar.bz2
bolas.tar.bz2



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