5.3 Coordenação

Tipicamente, no início de projetos de SL não existem procedimentos definidos de coordenação. Eles surgem e evoluem organicamente na medida em que mais desenvolvedores agregam-se aos projetos. Como observado nas comunidades de desenvolvimento, um projeto pode surgir a partir da iniciativa de um único desenvolvedor (como ocorreu com Linux, Python, Ruby on Rails e Drupal), a partir de um grupo tentando solucionar um problema comum (Apache) ou através de uma iniciativa empresarial ou acadêmica de abrir o código de um determinado produto para o desenvolvimento comunitário (OpenOffice.Org, PostgreSQL).

Os projetos que surgem através da iniciativa individual possuem, normalmente, uma coordenação centralizada, fortemente focada na figura de uma pessoa que define os rumos do projeto e é o juiz final em eventuais conflitos. Linux, Python, Ruby on Rails e Drupal apresentam este tipo de gerência.

Os projetos que surgem através de um grupo ou a partir de empresas tendem a se organizar através de comitês. Estes são formados por desenvolvedores eleitos internamente na comunidade ou pelos membros fundadores do projeto. Os projetos que apresentam este tipo de coordenação são Apache, PostgreSQL e OpenOffice.

Nota-se, porém, independentemente da forma de organização de cada comunidade, a prevalência das listas ou fóruns de discussões na coordenação e distribuição das tarefas de desenvolvimento.

A Tabela 2 resume as ferramentas usadas na coordenação de cada projeto.


ProjetoFerramenta
Kernel LinuxListas de discussões
CVS
Patchwork
ApacheListas de Discussões
Subversion
Bugzilla
PythonListas de discussões
Subversion
RoundUp
PostgreSQLListas de discussões
CVS
Fluxo de submissão de erros (formulário, lista e wiki)
Ruby on RailsListas de discussões
Git
LightHouse
DrupalDrupal (módulos Fórum e Project)
OpenOfficeListas de discussões
CVS
IssueTracker

Tabela 2 – Ferramentas de Coordenação



Design: Dobro Comunicação. Desenvolvimento: Brod Tecnologia. Powered by Drupal