4. Processo de desenvolvimento de software livre

De acordo com MOCKUS et. al. (2002), o estilo de desenvolvimento de código aberto tem a capacidade de competir e, em muitos casos, tornar obsoletos os métodos tradicionais de desenvolvimento de software comercial. Os autores concluem isto ao examinar os métodos de desenvolvimento de dois projetos de código aberto bem conhecidos e populares: o servidor web Apache e o navegador web Mozilla. Ainda em 2002, os autores já identificaram métodos, processos e boas práticas aplicadas ao desenvolvimento de software aberto, que são radicalmente diferentes do estilo comercial de desenvolvimento de software:

  • sistemas abertos são construídos por potencialmente centenas ou milhares de voluntários, ainda que alguns destes "voluntários" tenham seu trabalho patrocinado por suas empresas;
  • o trabalho não é designado, os desenvolvedores escolhem as tarefas que querem executar;
  • não há um projeto detalhado do sistema;
  • não há um plano de projeto, cronograma ou lista de entregas.

Com o amadurecimento da utilização e do desenvolvimento de softwares livres também em ambientes comerciais, porém, é possível encontrar um melhor detalhamento de projetos, incluindo sua especificação, documentação, cronogramas e listas de entregas.

O desenvolvimento de software livre, em sua maioria, se dá em comunidades de desenvolvedores e usuários. Alguns projetos, porém, têm empresas como suas mantenedoras, com maior ou menor envolvimento da comunidade. O projeto MySQL, por exemplo, tem como sua principal mantenedora, hoje, a Sun Microsystems, com forte envolvimento da comunidade. A brasileira Solis, uma cooperativa de desenvolvimento e integração de softwares livres, possui uma série de produtos que, por sua especificidade, mesmo distribuídos sob licenças não restritivas, não agregam uma grande comunidade de desenvolvimento em seu entorno.

Nas Seções seguintes serão abordadas as práticas e ferramentas utilizadas em algumas comunidades de desenvolvimento de software livre.



Design: Dobro Comunicação. Desenvolvimento: Brod Tecnologia. Powered by Drupal