Nós somos Linux

Não chegaram ao Brasil as campanhas publicitárias da Apple (I'm a Mac, I'm a PC) e a resposta tímida e sem graça da Microsoft a elas (apesar da participação do fantástico comediante Jerry Seinfeld). Ainda bem que o Youtube guardou-as para a posteridade. Dois exemplos, logo abaixo, para os leitores:

I'm a Mac


Seinfeld versus Gates


No início deste ano a Linux Foundation lançou um criativo concurso de vídeos que enaltecia o conceito "We're Linux" (Nós somos Linux). De cara, o concurso zoava o egocentrismo das campanhas de tecnologias proprietárias, visando criar um vídeo que mostraria o poder do marketing viral do Linux, mesmo fora das mídias tradicionais. Se esta iniciativa vai funcionar, não sei, mas que o poder viral do software livre é inegável, isto é. O vídeo vencedor pode ser conferido aqui.

Participo da coordenação do temário da Latinoware, o evento latinoamericano de software livre. Esta foi apenas uma das várias razões de eu ter ido ao Consegi - Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico, entre os dias 26 e 28 de agosto, em Brasília. Lembro de uma piadinha que o Rubens Queiroz contava, sobre um velhinho que havia feito uma coisa muito boa e queria que todos soubessem disso. Era judeu, mas até confessou seu "pecado" a um padre. No Consegi vi muito do espírito do velhinho fictício do Queiroz. Tem muita gente fazendo tanta coisa boa, há tanto tempo, que é muito bom falar sobre isso. Mas legal mesmo é ver gente nova que, como toda a gente nova apaixonada por liberdade, apresentar casos de sucesso com tecnologias novas e livres. De verdade, sinto-me novo, de novo, ao poder perguntar sobre novos softwares e tecnologias livres sobre as quais eu ainda não havia ouvido falar.

Eu nunca tinha ouvido falar de Bonita até o Consegi. Bonita é um sistema de gestão de processos em software livre. Bonita é a Débora Reis, que faria a apresentação do produto não fossem falhas básicas de hardware. Falhou datashow, falhou computador, choveu, só não faltou luz. A palestra da bonita, quer dizer, do Bonita, ficou para sexta-feira, quando eu já estaria longe de Brasília. Graças a Jung a sincronicidade fez com que o amigo João Cassino, colega de trabalho da Débora, nos reapresentasse para que eu ouvisse um resumo da palestra do Bonita sobre o impossível nublado e escuro céu de Brasília. É certo que mais gente tem que saber sobre a gestão de processos de negócio em software livre. Convidei a Débora para falar sobre o Bonita na Latinoware.

Vamos ouvir sobre muitas outras coisas novas na Latinoware, como pode ser conferido no portal do evento. Vamos ouvir também sobre muitas coisas não tão novas, mas consolidando-se como casos de sucesso de adoção corporativa de software livre em vários países da América Latina. Vamos rever antigos amigos e fazer novos. Espero vocês todos em Foz do Iguaçu entre os dias 22 e 24 de outubro.

Artigo produzido para o Dicas-L



Design: Dobro Comunicação. Desenvolvimento: Brod Tecnologia. Powered by Drupal