SugarCRM - Guia Prático

Introdução

Em 2007 começamos a utilizar o SugarCRM, um sistema em código aberto para a gestão de contatos com clientes (e muito mais, como os leitores logo descobrirão), na BrodTec. Com o passar do tempo, apresentamos a ferramenta a clientes, parceiros, amigos. Uma coisa que notamos foi que é muito fácil para os usuários iniciantes perderem-se na infinidade de coisas oferecidas pelo SugarCRM. Assim, a intenção deste pequeno guia é a de oferecer um mapa para a navegação no ambiente, passo-a-passo, sem nada de enrolação. Para isto, pressupomos aqui que você tem acesso ao SugarCRM, com seu próprio usuário e senha. Ao final deste guia abordamos, de forma bastante básica, a instalação do ambiente em um servidor na Internet ou em sua rede local. Se você não tiver o SugarCRM instalado e nenhum acesso a ele, talvez você deva iniciar pelo Capítulo 6 - Instalação e Configuração e depois retomar o Capítulo 1 - Contas e Contatos, que começa a seguir.

A bem da verdade, a ordem em que você lerá este guia é irrelevante. Nossa ideia é que ele sirva como uma pequena referência para seu dia-a-dia no trabalho com a gestão de relacionamento com seus clientes e documentação do avanço de seus projetos. Se você já está familiarizado com outros sistemas deste tipo, pode tranquilamente pular para as partes que mais lhe interessam. Aos novos usuários, porém, recomendamos a leitura integral, na ordem, de todo o texto, uma vez que alguns conceitos podem não ser tão intuitivos em uma primeira observação e o SugarCRM, em sua instalação completa, pode parecer bastante denso e até poluído. No Capítulo 6 - Instalação e Configuração veremos como limitar a exibição de funções do sistema de acordo com o perfil de cada usuário.



Design: Dobro Comunicação. Desenvolvimento: Brod Tecnologia. Powered by Drupal