Slide 7 - Estilos de gestão de projetos

Se você consultar o artigo publicado por eles na Harvard Business Review encontrará este gráfico. Depois de analisar estilos de gestão de projetos nas empresas líderes japonesas e algumas americanas, particularmente na indústria automobilística e na de produtos de consumo, eles perceberam que as empresas que realmente obtiveram sucesso foram as que adotaram certas práticas, as quais tentaram explicar nesta figura. Eles disseram que, tradicionalmente, se você olhar a maneira como a NASA tende a construir um projeto verá que eles tem um tipo isolado de estratégia de trabalho. Primeiro eles fazem o levantamento dos requisitos, depois a análise, em seguida o projeto e a implementação. Então são feitos os testes e então lançam o ônibus espacial e descobrem que não funciona. Então voltam para o começo. Primeiro, o levantamento dos requisitos, o ajuste dos requisitos, os testes... E depois de ter feito isto de maneira suficiente, leva tanto tempo que eles abandonam o projeto.

Agora, quando eles analisam a Fuji/Xerox percebem que ela iniciou com o estilo da NASA e abandonou o mesmo porque não funcionou. Então eles começaram a juntar processos e eliminar a troca de documentos entre as fases, criando um processo que parece um sashimi, em fatias. Este é o tipo de processo B onde há intersecção dos trabalhos. E, finalmente, analisando a Honda eles observaram que a empresa aglutinou ainda mais seus processos. Eles sobrepuseram todos os pedaços. Virou um tipo de processo “tudo em um”. Takeuchi e Nonaka chamaram os tipos B e C de Scrum e é daí que vem esse termo.

If you look at their early paper, the 1986 paper on Harvard Business Review, they had this graphic, and they said, after looking at project management styles in the leading Japanese companies and some American companies, particularly in the auto industry and particularly in the consumer product industry, they notice the companies that were really successful were adopting certain practices and they've tried to illustrate by this picture. They said traditionally if you look at the way NASA tends to build a project, they have an isolated kind of work strategy. First they're gonna do the requirements, that they do the analysis, then the design and the implementation, and the testing and you fire up the space shuttle and you find out it doesn't work. Then you go back to the beginning. First you do the requirements, fix the requirements, do the testing... And after you do that enough time, it takes so long they kill the project.

Now, when they look at Fuji/Xerox they've noticed that Fuji/Xerox had started with a NASA style and then abandoned it because it didn't work. And they have begun to collapse processes and eliminating hand offs. So they took all the hand offs and they created a process that's like sashimi, slices. And that's the type B kind of process where work overlaps. And then finally, when they looked at Honda, they said Honda has collapsed that even more. They've overlapped all of pieces. It's an all-in-one kind of process. And Takeuchi and Nonaka called type B and type C, they called Scrum. So that's where the term Scrum comes from.



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