Slide 3 - Raízes do Scrum

Existe muita história sobre o Scrum, mas eu falarei somente sobre os pontos principais. Entre 1970 e 1986 eu trabalhei com empreendedores do Vale do Silício em uma fundação sem fins lucrativos. A educação em processos de equipe, o foco na visão e no alinhamento de incentivos para todos que praticávamos foi inestimável para a criação do Scrum. De fato, o Vale do Silício é usado em muitos livros japoneses como um dos modelos de manufatura enxuta. Takeuchi e Nonaka, ambos graduados na universidade de Berkeley, Califórnia, escreveram um artigo em 1986 publicado na Harvard Business Review chamado “The new new product development game” (O novo novo jogo de desenvolvimento de produtos). Eles apresentaram o termo Scrum da maneira como eu agora o utilizo no desenvolvimento de software. Dessa forma, eu os vejo como padrinhos do Scrum e é principalmente sobre a história desses dois que vou falar hoje.

Algumas das pessoas com as quais trabalho estão realmente focadas em descrever como você potencializa a sua energia interna para ter uma visão criativa que possa transcender uma empresa, um produto... Quero dizer, como você pode criar um produto tão legal que as pessoas simplesmente não possam viver sem ele. Eu criei um produto onde quatro empresas que o utilizaram já faliram ou não estão mais no mercado e a quinta ainda utiliza o mesmo produto porque é algo que ela simplesmente não consegue largar. Como criar a visão de algo tão tentador. Quando o Scrum foi criado eu estava trabalhando no grupo Object Technology e mais especificamente numa empresa chamada Easel Corporation, no produto Smalltalk chamado Enfin. O ambiente Smalltalk era um grande laboratório para o aprimoramento do desenvolvimento de software.

Ao longo dos anos eu fiz muitos trabalhos na área da biologia evolutiva e sistemas adaptativos complexos. Isto tudo foi trazido para se somar com a pesquisa produtiva e processos. Eu trabalhei muitos anos com Capers Jones e outras pessoas na Software Productivity Research. Eu acredito que o CTO dessa empresa esteja aqui me assistindo. Seus procedimentos e ferramentas para medir a produtividade e comparar diferentes estratégias foram fundamentais na criação do Scrum. Alguns conceitos chave você encontra no Mythical Man Month e em outro grande livro chamado “Wicked Problems, Righteous Solutions”. Existe ainda um artigo do projeto Borland Quattro Pro que foi um dos principais componentes na criação do Scrum, uma vez que foi o projeto mais produtivo até então documentado. A equipe mantinha reuniões diárias de cinco ou seis horas e somente depois disso é que programavam. Eles fizeram isso por três anos e geraram milhões e milhões de linhas produtivas de código C++. Um maravilhoso projeto. Assim eles nos convenceram que temos que ter reuniões (risos).

E finalmente, quando trabalhava numa empresa antes da Easel, eu aluguei um espaço para uma empresa chamada iRobot. E agora eles fazem, eu imagino, os únicos robôs comerciais nos Estados Unidos. Eles criaram o Roomba que é um pequeno aspirador de pó que aspira sua casa para você. Mas naquele tempo, eles tinham um robô (visto no slide) que ficava entrando e saindo do meu escritório. Ele tinha sensores de infravermelho e ficava me caçando. Era baseado na arquitetura Subsumption, sobre a qual não posso falar nesta apresentação, visto que precisaria de uma apresentação completa apenas para este assunto. Mas as idéias até aquele tempo, nas quais se baseavam a Inteligência Artificial, constituíam basicamente na construção de um quadro branco dentro do computador e através de inferências o computador tornava-se inteligente. O único problema foi que isso nunca funcionou. Assim Rodney Brooks no MIT seguiu um caminho completamente diferente. Ele disse “não existe banco de dados, não existe quadro branco, não existe realidade. E nós iremos colocar sensores nos robôs e não existirá computador central. Existirá apenas pequenos chips de computador por toda parte e a informação irá fluir. E baseado em algumas regras simples o robô irá aprender a caminhar, a encontrar coisas, etc”. Então, assim aconteceu, eles colocaram versões mais recentes desses robôs no Iraque, em Marte e os transformaram em produtos mais comerciais. É uma maneira de pegar coisas estúpidas e fazê-las agir com inteligência, que é o problema com desenvolvedores de software (risos). Como é que você consegue fazer com que um grupo de pessoas mais legais façam algo que é realmente fantástico?

There's a lot of background in Scrum and I can only hit a few of the highlights. I spent from 1970 to 1986 working with entrepreneurs in Silicon Valley -- in a non-profit foundation -- and their education on team processes, on focusing the vision, on aligning everybody's incentive was invaluable to the creation of Scrum. And actually Silicon Valley is used in many Japanese books as one of the models for lean manufacturing. Takeuchi and Nonaka, they are both graduates of Berkeley -- University of California, Berkeley. They wrote a paper in 1986 on Harvard Business Review called “The new new product development game”. They coined the term Scrum and so far as I now use it in software development. So I view them as the godfathers of Scrum and it is mainly what I'm gonna talk about today is the background that we got from Take, Takeuchi and Nonaka.

Some of the people I work with are really focused on how to describe it, and as you work how do you power up your internal energy so that you have a creative vision that can transcend a company, can transcend a product, can move out into... How can you create a product that is just so cool that people just can't let it go. I mean, I've created products where four companies have gone bankrupt or out of business and the fifth one is still working on that product because it's something, you know, it just sticks to your fingers and you just can't give it up. How to create that kind of nugget of a vision. When Scrum was created I was working with Object Technology and more specifically at a company called Easel Corporation, on a Smalltalk product called Enfin. So, the Smalltalk environment was a great laboratory for figuring out how to build better software.

I've done a lot of work over the years in evolutionary biology and complex adaptive systems. That all was brought to bear in addition to process and productive research. I spent many years working with Capers Jones and other folks at Software Productivity Research. I believe the CTO from there is in the room. Their insights and tools for measuring productivity and then comparing different strategies were invaluable for the creation of Scrum. Some of the key concepts that you can read are in the Mythical Man Month, a great book is Wicked Problems, Righteous Solutions and there is a paper on the Borland Quattro Pro project that was one of the keys that triggered Scrum because it was the most productive project ever documented. The team met for five or six hours every day, in a meeting, and then they coded after that. And they did that for three years and generated millions and millions of lines of productive C++ code. Amazing project. So that convinced us we have to had meetings (laugh).

And finally, in the company just before I went to Easel, I leased space to a company called iRobot. And they now make I think the only commercial products in the United States, robotic projects. They make Roomba which is a little vacuum that runs around and vacuums your house for you. But at the time, this robot was running in and out of my office. It had IR sensors and it would be hunting me down. And it is based on this Subsumption architecture which I can't talk about on this presentation, other than to mention it is a whole presentation onto itself. But the ideas, up to that time, AI had been conceived of, you build essentially a white board inside of the computer, you do all this inferencing and then the computer becomes smart. The only problem was it never worked. So Rodney Brooks in MIT took this totally different approach. He said “there is no database, there is no white board, there is only reality. And we will put sensors on the robots and there will be no central computer. There will be just little computer chips everywhere and the information will roll up. And based on a few simple rules the robot will learn to walk, learn to find things, etcetera”. So, this has become, they dropped these robots, later versions, in Iraq these days, they dropped them in on Mars, they make a more commercial products. It is a way to get dumb things to act really smart, which is the problem with software developers. How do you get (laughs)... How do you get a bunch of the coolest people to build something that is really great, Ok?



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