Scratch - Roteiro de apresentação na Latinoware 2013

Latinoware 2013
Scratch
Roteiro de apresentação

Não sabe absolutamente nada de Scratch e quer uma introdução suave? Comece por esse vídeo: http://youtu.be/iRH1WBBtkQw

Estúdio: http://scratch.mit.edu/studios/237002
Aprenda a programar - a arte de ensinar o computador

O jogo final:

Clique na bandeira verde para começar. Use as teclas A e Z para mover a princesa e as setas para cima e para baixo para mover o príncipe.

0. Acesso ao ambiente e criação de conta

Por quê em inglês?

1. Brincando de bonecos

Novo projeto

O cenário e os personagens (sprites)
Formas de adicionar sprites - exclamação, propriedades, drag in player (arrastar)
Contação de histórias: O Príncipe, o Dragão e a Princesa
Costumes - pintando o vestido da princesa, fazendo o príncipe olhar para a princesa (usando a exclamação)
Planos de fundo (backdrops)

2. O vôo do dragão

A aba scripts
Modo interativo
Scripts
Motion
Move steps (explorar os outros blocos)

Os eixos x e y

Fazendo o dragão voar
Move e Repeat (Aba Control)
O botão da direita para duplicar blocos
Point in direction - o dragão anda para onde está apontando
Repetição infinita

Definindo a posição inicial do dragão
go to x, y - point in direction

Events - quando eu clicar em…

Motion - if on edge bounce

3. O encontro do príncipe e da princesa

Usar o que foi aprendido no movimento do dragão
Posição x e y (a exclamação do sprite para o estilo de rotação)

If touching (Sensing) Princess play sound

A aba Sound

Princesa - Points towards prince - turns 180 degrees

A criança salva a princesa.

Se eu não quiser que a princesa voe? Forço o y.

4. O jogo Drapong

Point in direction random

Coloca o dragão no cenário e centraliza
Repetição infinita
Point in direction random
Forever move 2 steps bounce on edge

Som quando toca na borda (se der tempo)

A princesa
Can drag

Dragão - if touching princess turn 180 - (set x to -110)

Mover a princesa com as letras a e z
If key pressed (control) change y by (motion)

O príncipe com as setas

Mudar o script do dragão para saber se toca o príncipe ou a princesa

Pontos (if x …). Say Ponto! Retorna o x para 0

5. O Placar

Repita até que pontos príncipe ou pontos princesa não sejam 10
princesa > 4 or principe >4
Crie as variáveis, mostre o placar, some os pontos

Diz quem venceu e toca uma música



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