Capítulo 9 – Product Backlog Grooming

NOVA EDIÇÃO DO LIVRO, AGORA EM FORMATO LIVRE

A prática de Product Backlog Grooming, ou o refinamento do product backlog, é considerada uma GASP (Generally Accepted Scrum Practice – prática geralmente aceita no Scrum). GASP é um termo cunhado por Mike Cohn, autor dos livros User Stories Applied for Agile Software Development, Agile Estimating and Planning e Succeeding with Agile, além de cofundador das organizações Agile Alliance e Scrum Alliance. Ainda que, como prega o Extreme Programming, se houver algo errado com a metodologia, conserte-a, eu acho que devemos ter cuidado extremo em não burocratizar o Scrum. Considero importantes as práticas definidas para o Product Backlog Grooming a ponto de ter incluído esse capítulo no livro, buscando ilustrar com um exemplo prático (o Jogo dos Tronos) para fixar, ainda mais, o processo do Scrum. Ressalto, porém, que eu sou muito mais a favor de se incluir as atitudes do Product Backlog Grooming aos ritos já consagrados do Scrum.

How to Hold an Effective Backlog Grooming Session

Os artigos do ScrumAlliance.org são excelentes fontes de referência. Esse é o que considero fundamental (incluindo os comentários ao final dele) no que diz respeito a atitudes para o bom refinamento de um product backlog. Ficará muito evidente, após a leitura desse artigo, o quanto a prática que prego é influenciada por essas dicas da autora Angela Druckman.

Grooming the Product Backlog

Esse artigo de Roman Pilcher propõe o uso do Product Canvas para o product backlog. Essa é uma alternativa interessante ao mapa mental que vale muito a pena conhecer, especialmente se sua empresa ou seus clientes já têm alguma familiaridade com metodologias como o Business Model Canvas.
Dentre os muitos vídeos dessa playlist da CollabNet, um é exatamente sobre o refinamento do backlog. Mas vale muito a pena assistir a todos os vídeos, sempre curtos e objetivos.

Protótipos de papel

Para boas ideias sobre a construção de protótipos de papel, confira essa pesquisa no Youtube.

Diagramas UML como User Stories

O desenvolvimento do software GNUTeca foi feito com Extreme Programming e UML. Neste documento, com pouco mais de 20 páginas, você encontra um caso prático de uso de uma documentação mais formal utilizada em conjunto com desenvolvimento ágil.

Atenção: O serviço de compartilhamento utilizado para armazenar os arquivos desse livro, o UbuntuOne, foi descontinuado. O novo link para os arquivos referenciados no livro são os seguintes:

raquete.png
bola.png
imagem da máquina virtual
explode.tar.bz2
bolas.tar.bz2



Design: Dobro Comunicação. Desenvolvimento: Brod Tecnologia. Powered by Drupal